Vale lembrar que, de acordo com o Serasa, o número de consumidores que buscaram crédito no primeiro semestre cresceu 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Todas as faixas apresentaram avanço, mas o maior salto foi registrado entre os consumidores com rendimento abaixo de R$ 500,00. Nesse caso, a procura por crédito cresceu 26,6%. Não por acaso, a Região Nordeste foi a que registrou o maior crescimento (18,2%).
É exatamente esse público que vem alavancando o consumo dos seguros prestamista e de garantia estendida, os quais, não raras vezes, têm ligação direta.
Isso porque, ao obter o crédito para concretizar determinada compra, o consumidor vem se conscientizando da necessidade de ter a garantia de que a dívida será paga mesmo que ele adoeça, perca o emprego ou morra (prestamista).[2]
O seguro de garantia estendida é o passo seguinte, para assegurar um tempo maior de proteção do bem adquirido com muito esforço.Diante desse cenário, o seguro prestamista gerou receita da ordem de R$ 1,3 bilhão de janeiro a maio. Já no caso do seguro de garantia estendida, o volume de prêmios acumulado no período somou R$ 635,7 milhões.
Fonte : Cqcs