Mercado massificado cresce mais de 20% ao ano. Redes varejistas de atuação local podem
elevar ainda mais este potencial
Pela porta das grandes redes varejistas do país, a classe C brasileira começa a ter acesso
ao mercado de seguros e planos de assistência – produtos até pouco tempo restritos ao
orçamentos das classes A e B. E, assim, abrem uma enorme oportunidade para corretoras e
segurados. Neste segmento dos chamados seguros massificados, só as mensalidades têm números
modestos: partem de R$ 2 ou R$ 3 por mês. Nos resultados e nas projeções, eles são
milionários.
Não existem estatísticas oficiais específicas do segmento, mas a estimativa do mercado é de
que ele movimente cerca de R$ 1 bilhão em prêmios neste ano, algo em torno de 20% a mais do
que ano passado.
Calcula-se que sejam vendidos mais de 10 milhões de seguros todos os meses nas grandes
redes varejistas do país – praticamente todas elas já têm parceria para oferecer produtos
como assistência residencial, garantia estendida ou seguro para quitação de dívida em caso
de perda de emprego.
“O segmento de massificados é a ‘bola da vez’ das seguradoras. Elas perceberam que há uma
quantidade enorme de brasileiros entrantes nessa classe social, que agora podem consumir
inclusive seguros”, diz o diretor da Classic Corretora, Rubens Nogueira Filho. A empresa é
hoje uma das maiores do mercado neste segmento, e tem parceria hoje com 16 redes – a maior
delas é a Riachuelo, com mais de 18 milhões de clientes. Segundo Nogueira Filho, mais de 6
milhões de pessoas já compraram algum tipo de seguro ou assistência da Classic.
A parceria com as redes varejistas, diz o diretor, ajudou as empresas do setor a resolverem
uma equação fundamental: oferecer produtos com preço baixo, de forma fácil, mas com
qualidade.
Para o diretor de marketing da Assurant Seguros, Carlos Elias Simão, os brasileiros ainda
passam por um “aculturamento” em relação aos seguros, e por isso, este segmento do mercado
ainda tem muito para crescer. “O crescimento econômico e o acesso a mais crédito, e mais
barato, está levando mais gente ao consumo. E isso casou muito bem com o nosso mercado”,
diz. Segundo o executivo, os produtos da Assurant são vendidos hoje em 2,5 mil pontos de
venda, entre redes varejistas e supermercados.
Simão diz que a seguradora vende hoje entre 4 e 5 milhões de novos seguros por mês, com
preços a partir de R$ 4. “Estamos crescendo entre 20% e 25% ao ano. O crescimento do varejo
tem sido extremamente salutar para o nosso negócio.”
Pequenos e médios
Apesar de praticamente todas as grandes redes do país já terem parceria com segurados,
Nogueira Filho, da Classic, diz que há um novo, e grande, nicho a ser explorado nas redes
de médio e pequeno porte com atuação regional. “Fizemos um levantamento e localizamos 420
varejistas de todo país como parceiros em potencial.”
Os seguros massificados podem ou não ter relação com os produtos vendidos nas lojas e com a
experiência de compra naquele momento. A Centauro, rede especializada em artigos
esportivos, passou a oferecer em janeiro apólices que protegem os esportistas contra
acidentes pessoais – com valores a partir de R$ 1,99. A rede oferece o produto em parceria
com a Assurant, e pretende vender 1,5 milhão de seguros em 12 meses, e já faz planos para
oferecer, também via parceria, garantia estendida para tênis e equipamentos.
Fonte: Gazeta do Povo, 25/07/2010 Cinthia Scheffer